Por que comecei a fazer art journal e como começar um também?
- Adriana Ribeiro

- 21 de set. de 2022
- 2 min de leitura
Você já se aventurou no art journal? Eu iniciei nesta técnica há pouco mais de um ano. Procurava algo simples e agradável, onde pudesse tentar algumas coisas que conheço e aprender outras. De início, foi completamente despretensioso. É claro que com o tempo essa despretensão virou mais um surto meu e lá se vai uma certa quantia em produtos diferentes que vou conhecendo e querendo testar. Apesar disto, tem sido um canal importante para conhecer pessoas e me aventurar por coisas diferentes.
O mais divertido do art journal é que ele não tem nenhuma regra, você não precisa ser uma artista para começar, não precisa gastar com materiais e nem com o caderno se você não quiser. Isto vem com o tempo, quando você começar a conhecer um pouco mais vai querer testar coisas novas e aí precisará investir um pouco neste hobbie.
Mas, como começar?
O CADERNO: Na verdade, a base do seu trabalho pode ser um caderno antigo, usado ou não, ou apenas folhas soltas que você juntará ou não depois. Se as folhas forem finas, você pode juntá-las e colar uma à outra, para que ela aguente tintas ou até muita cola.

IMAGENS: Você deve se preocupar em achar imagens de boa qualidade, caso queira imprimir. As imagens que você encontra por aí na maioria das vezes não tem uma qualidade boa para isso e acabam ficando um pouco desfocadas. Vários sites oferecem freebies gratuitos (aqui você pode achar alguns e também a indicação de sites que oferecem outras imagens).
FUNDOS: Existem várias opções para os fundos das suas artes. Você pode usar tintas, restos de tecidos ou papéis, jornais, revistas, livros antigos, guardanapos, veja só quantas opções! Coadores de café limpos e secos ficam lindos! O próprio café também pode ser usado para manchar as folhas de um livro e dar a elas impressão de um livro envelhecido.

JÁ TENHO O MEU MATERIAL, E AGORA O QUE FAÇO? Você pode usar o Art Journal para várias finalidades. Pode ser usado como um diário onde você registra o que acontece de bom ou ruim. Junto com as artes, pode haver escritas que vão ajudar também no visual. Você pode também simplesmente testar, sem querer dizer nada específico, ou ainda, criar um mixed media, juntando coisas como colagens, pinturas e escritas.

Que tal entrar nesta brincadeira também e tentar criar alguma coisa? Deixe a imaginação correr solta. Talvez na primeira vez não saia exatamente como você imaginou, mas encontrar beleza na imperfeição também faz parte, não é mesmo?























Comentários